Vida das maquinas

Dicas para prolongar a vida das máquinas profissionais

O equipamento de catering profissional é normalmente muito caro e é importante dar-lhe a manutenção necessária e adequada para cuidar do significativo investimento económico que implica.

Para máquinas quentes e frias, como vamos ver a seguir, existem especificações quanto ao seu cuidado, porém, as seguintes recomendações podem ser aplicadas a qualquer máquina do setor HORECA.

Limpe a máquina corretamente

Máquinas profissionais para a indústria hoteleira são máquinas delicadas que requerem produtos de limpeza aprovados. Detergentes baratos e desinfetantes caseiros, mais do que limpar o equipamento profissional, diminuem a vida útil.

Parece um conselho básico, mas não deixe acumular sujidade no seu equipamento porque, além de representar um risco à saúde e uma multa da Inspeção Sanitária, são um risco para o equipamento: leva a mau funcionamento e avarias desnecessárias.

Se tiver dúvidas sobre como limpar uma máquina, não hesite em entrar em contato com o fabricante ou fornecedor , eles podem aconselhá-lo melhor do que ninguém sobre quais produtos de limpeza são adequados para os materiais das máquinas e sobre a melhor maneira de limpá-las.

Uso correto da máquina

É importante que dê às máquinas o uso para o qual elas foram construídas. Quer dizer, se compra uma vassoura, não espere que ela esfregue, certo? Portanto, não peça às máquinas funções para as quais não foram projetadas nem as utilize de maneiras não indicada pelo fabricante. Sabemos que equipar uma cozinha profissional é um grande investimento, no entanto, é importante que tenha as máquinas necessárias para satisfazer todas as exigências do seu negócio . Além disso, não se esqueça do manual de instruções.

Faça revisões periódicas

É de vital importância que ouça o seu equipamento. Não espere que eles avariem para os reparar, fique atento a possíveis ruídos estranhos , saídas de fumo , queda de desempenho e entre em contato com profissionais do setor para solucionar o problema antes que ele se torne maior ou irreparável .

Mesmo que a sua máquina não apresente nenhum sintoma, faça check-ups regulares, é a única maneira de garantir que amortize o investimento inicial feito em equipamentos profissionais e serviços de qualidade ao longo dos anos.

Após essas dicas gerais, aplicáveis ​​a qualquer tipo de máquina hoteleira, passamos a falar mais especificamente sobre máquinas de quente e frio , equipamento sensível com vida útil mais curta e que requer cuidados especiais.

Máquinas de frio

As máquinas de frio profissionais –frigoríficos, arcas, vitrines– são essenciais na hotelaria e tendo em conta o seu custo, é aconselhável prestar especial atenção ao cuidado destas máquinas.

Não coloque alimentos quentes no interior: Espere que os alimentos arrefeçam antes de os colocar no frigorífico, porque se ainda estiver quente, a máquina terá de trabalhar mais para recuperar o frio que se perdeu no interior.

Não introduza demasiados alimentos no interior: Se sobrecarregar a capacidade de carga da máquina fria, fará com que o motor funcione mais do que o normal.

Verifique as borrachas das portas: Pode parecer insignificante, mas trocar as borrachas dos seus eletrodomésticos vai lhe poupar muitos problemas.

Regula a temperatura de acordo com a estação do ano.

Máquinas de calor

As máquinas de calor profissionais , expostas a uma utilização intensiva e contínua, necessitam de cuidados especiais para funcionarem da melhor maneira durante muito tempo.

Limpe as máquinas periodicamente e completamente : A sujidade é um dos maiores inimigos dos fornos e micro-ondas, portanto, manter a limpeza adequada evita que as máquinas superaqueçam ou precisem utilizar mais energia do que o necessário.

Mantenha a ventilação correta do produto : Certifique-se de colocar a máquina num local adequado – fritadeiras, por exemplo, ficam perfeitas em cima de mesas de inox e deixe respirar adequadamente.

Desligue o equipamento antes de limpá-lo e espere até que esteja completamente frio .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *