Uncategorized

Melhor maneira de afiar facas

Afiar facas é uma prática que nem todos levam em consideração. Mesmo a melhor faca do mercado precisará ser afiada em algum momento ou periodicamente. Na verdade, afiar facas é muito mais fácil do que parece. No entanto, é verdade que se o material adequado não estiver disponível para realizar uma boa afiação, não terá servido para nada e podemos até deteriorar as facas.

Os motivos pelos quais as facas perdem o fio da lâmina são devido à passagem do tempo ou devido ao uso e cuidado inadequados. Por exemplo, é muito importante trabalhar com facas em tábuas de corte especiais (madeira, polietileno) para que superfícies duras (bancadas de cozinha) não estraguem o ângulo de corte. Outro exemplo de fatores que danificam a afiação das facas seriam alguns alimentos ou detergentes. Existem alimentos, como o limão, que corroem a faca a longo prazo. No caso dos detergentes ou sabões, se forem muito agressivos, também os estragam.

Existe uma grande variedade de afiadores no mercado, tanto manuais quanto elétricos , com diferentes formatos, tamanhos ou desenhos. Tanto o manual quanto o elétrico acabam por fazer a mesma função, mas têm seus prós e contras.

Afiador elétrico

Estes afiadores por serem elétricos, acabam por ser mais práticos e fáceis de usar. Economizam tempo e esforço para afiar facas, algo a ter em mente se costumava trabalhar na cozinha ou não tem tanto tempo quanto gostaria ao cozinhar em casa. Este tipo de afiador são menos econômicos que os afiadores manuais.

O afiador funciona através de um sistema de ranhuras de discos abrasivos que são acionados automaticamente com um simples botão. Existem alguns afiadores que possuem rebolos diamantados. As ranhuras geralmente possuem guias de direção para que a afiação seja mais efetiva e um melhor resultado seja feito.

Claro, nem todos os afiadores elétricos afiam todos os tipos de facas. Tenha em mente que muitos não irão afiar facas serrilhadas, mas isso precisará ser especificado pelas próprias marcas de afiadores. Existem alguns mais completos que já possuem vários slots para afiar diferentes tipos de facas ou até mesmo tesouras.

Afiador manual

O ponto positivo dos afiadores manuais , além de serem mais baratos, são mais compactos e portáteis. É preciso alguma experiência e técnica para afiar de uma maneira que não danifique ou desgaste a borda.

Os tipos de afiadores manuais que existem são pedra ou aço. Para saber qual tipo escolher, vai depender do material das facas que quer afiar. O material para afiar deve ser de dureza maior do que a própria faca para ser eficaz.

A diferença com estes afiadores é que simplesmente tem que passar a faca pelas aberturas que esses afiadores incorporam e trazer a lâmina na sua direção. Normalmente, vai querer passar pelo grão mais grosso primeiro para lixar, depois terminar com o grão mais fino para afiar e polir.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *